Fricine 2011 terá apoio do Fecam e da Prefeitura de Nova Friburgo

Após a confirmação de que o Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano do Rio de Janeiro – Fecam – aprovou apoio à realização do Fricine 2011- V Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo, que conta com o apoio da Prefeitura local, o secretário municipal de Educação, Marcelo Verly, reuniu-se com o idealizador e organizador do evento, o cineasta Pedro Cavalcanti, e com representantes da Secretaria Estadual do Ambiente, Andrea Bello e Leandro Greco de Pinho, ambos da Superintendência de Educação Ambiental, na última segunda-feira, 8.

O evento, que conta com a parceria das secretarias municipais de Cultura, Educação, Turismo, Comunicação e Meio Ambiente, além de entidades da sociedade civil organizada, tem data de realização prevista para o mês de outubro. Definido o apoio do Fecam, o próximo passo é a realização de um convênio entre a Secretaria Estadual do Ambiente e a Prefeitura de Nova Friburgo, neste caso, representada pela Secretaria Municipal de Educação, para que a verba de R$240 mil, destinada à realização do Fricine, possa ser transferida para o município, uma vez que estão programadas oficinas de capacitação para professores e ações específicas para os alunos da rede municipal.

O objetivo do Fricine Socioambiental é trabalhar a conscientização e a educação socioambiental tendo como base a linguagem audiovisual. Segundo os realizadores, a intenção é contribuir para fazer de Nova Friburgo, e sua região, um pólo turístico, cultural e pedagógico e tecnológico aglutinador e propagador de soluções de equilíbrio socioambiental e de sustentabilidade.

Criado em 2006, o festival não tem fins lucrativos e busca promover filmes e vídeos capazes de estimular a percepção para as questões socioambientais e alertar para a urgência de ser preservar a natureza e os valores ecológicos, culturais e turísticos da Mata Atlântica na região de Nova Friburgo, que está localizada em um dos mais ricos e ameaçados ecossistemas de todo o mundo. Desde o Século 19, Nova Friburgo tornou-se referência para botânicos, cientistas e conservacionistas.

“O Festival vem se fortalecendo a cada ano e o apoio do Poder Público é fundamental para contribuir com a visibilidade do evento, que envolve dezenas de países. Durante o Fricine, Nova Friburgo torna-se o centro das discussões socioambientais do país, ou seja, Nova Friburgo: a Capital Nacional da discussão socioambiental”, comenta o secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy.

Para José Carlos da Motta, secretário municipal de Turismo, o apoio da Secretaria Municipal de Educação só vem a somar com o apoio das secretarias de Turismo, Cultura, Comunicação e Meio Ambiente. “O apoio da Prefeitura na realização do Festival de Cinema só vem confirmar a visão do governo municipal. Nova Friburgo só tem a ganhar”, acrescenta Motta.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário