Projeto APRENDENDO A SORRIR capacita professores e trabalhos de alunos na utilização de letramentos em ciência e saúde são apresentados em live

A “Primeira amostra on-line de experiências escolares sobre letramento em Ciências e Saúde”, realizada no dia 17 de dezembro, apresentou os trabalhos produzidos por alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino. O evento fez parte do curso online APRENDENDO A SORRIR: Caminhos pedagógicos para Letramento em Ciência e Saúde, que capacitou 167 professores do município durante a pandemia. A partir da capacitação, os professores participantes ministraram aulas remotamente para seus alunos do ensino fundamental da rede municipal.  

Professoras das escolas municipais Décio Monteiro Soares e Dinah Lantimant Bravo foram selecionadas pela Coordenação dos Anos Iniciais e apresentaram suas experiências.  “O trabalho mostra, efetivamente, o resultado positivo do Projeto Aprendendo a Sorrir e seus materiais didáticos, e a efetiva possibilidade de um trabalho integrado entre Secretaria Municipal de Educação (SME), Escolas e Universidades”, declarou o Prof. Marcelo Verly, secretário Municipal de Educação.  Foi possível observar, ao longo das apresentações, a apropriação dos conteúdos de saúde, cuidados com a água, alimentação saudável, a experiência didática, a competência docente, o engajamento da equipe gestora e a dedicação das famílias ao desenvolvimento intelectual de seus filhos. A Profª Marcia Daflon, coordenadora dos Anos Iniciais da SME, destacou o esforço dos professores em se adaptar às novas tecnologias e múltiplas demandas nesse período emergencial, apontando o papel do curso em ajudar os docentes a estruturar o trabalho. “Foi um ano difícil, mas foi possível”, disse, sintetizando o impacto do curso, a professora Mônica Marques de Oliveira do 4º ano da escola Décio Monteiro Soares. 

O grupo de pesquisa APRENDENDO A SORRIR é constituído por pesquisadores de educação e saúde bucal do ISNF/UFF, UFRJ e UFRRJ.  A parceria estabelecida para o ano letivo de 2020 entre o grupo de pesquisa e a SME contou com o apoio da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas – ABCD e da Academy of Dentistry International – ADI.   O projeto ofereceu, gratuitamente, curso de formação continuada com 44 horas de conteúdo on-line com videoaulas, atividades síncronas e material didático para professores e alunos.  O Prof. Claudio Fernandes, do ISNF/UFF e coordenador geral do projeto, explica que “o curso apoia a alfabetização e a consolidação da leitura, escrita, estimulando o aprendizado de ciências a partir das experiências vividas em práticas sociais em saúde”.  O material se destina à utilização desde a alfabetização e durante todos os anos iniciais, fazendo um recorte entre experiências vividas em práticas sociais de saúde e os conteúdos e habilidades propostas na BNCC para essas faixas etárias.  

O programa inclui um fórum online permanente de acompanhamento das atividades docentes dos cursistas, com a presença de profissionais e alunos de graduação em pedagogia, odontologia, fonoaudiologia e outros profissionais de saúde e ciência, atuando como mentores no apoio da construção do papel da ciência na escola e a formação de práticas de vida saudável.   

Primeira amostra on-line de experiências escolares sobre letramento em Ciências e Saúde
Link da LIVE https://www.youtube.com/watch?v=nn35VFHX9yM&feature=youtu.be

GALERIA – Experiências escolares sobre letramento em Ciências e Saúde https://www.facebook.com/cursoaprendendoasorrir

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